Pular para o conteúdo principal

CURIÓ


O curió é uma ave passeriforme da Família Emberizidae, conhecido também como avinhado, bicudo e peito-roxo (Pará). Seu nome científico denota um erro, pois é uma ave encontrada exclusivamente nas Américas. O curió é muito estimado por seu canto, por isso é um dos pássaros canoros mais caçados e engaiolados por criadores. Seu nome, na linguagem indígena, significa “amigo do homem”. Mede 13cm de comprimento. Sendo que o macho é preto na parte superior do corpo e castanho-avermelhado na parte inferior, a parte interna das asas na cor branca. Muito procurado como pássaro de gaiola. Esta é considerada a principal ameaça e causa de seu desaparecimento das regiões mais habitadas do país. É considerado Criticamente em Perigo no Estado de Minas Gerais, conforme a Lista Vermelha estadual. O homem vem reduzindo seu habitat natural, caçando-o impiedosamente e fazendo desse pássaro um verdadeiro ícone de disputas de canto e de comércio desenfreado, que funciona nos meandros e muitas vezes na marginalidade das leis de proteção ambiental, beirando a imoralidade gananciosa e permissiva. Atualmente o curió, assim como muitos outros pássaros brasileiros, encontra-se ameaçado de extinção, em decorrência da caça e comercialização que visam o mercado dos criadores ilegais e da destruição de seus ambientes naturais. 
Alimenta-se basicamente de alguns insetos, várias sementes em especial a semente do capim navalha, subindo nos pendões de capim ou catando-as no chão.Faz um ninho de paredes finas, em formato de xícara. Põe 2 ovos branco-esverdeados com muitas manchas marrons e a eclosão ocorre cerca de 13 dias após a postura. Passados 30 dias do nascimento, os filhotes já estão prontos para sair do ninho. Atingem a maturidade após um ano de idade. O período de acasalamento inicia-se no final do inverno e dura até o término do verão.Vive solitário ou aos pares, normalmente separado de outras espécies de pássaros, embora às vezes possa misturar-se a bandos de Sporophila e tizius.
É comum em capoeiras arbustivas, clareiras com gramíneas, arbustos nas bordas de florestas altas e pântanos, penetrando também nas florestas.Encontra-se distribuído em quase todo território nacional, de Pernambuco ao Rio Grande do Sul, passando por estados da região Centro-Oeste. Encontrado também do México ao Panamá e em quase todos os países da América do Sul, com exceção do Chile e Uruguai. Habita as regiões litorâneas brasileiras e principalmente o litoral paulista.

LINK:  CANTO DO CURIÓ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MINHAS EXPEDISÕES - COGUMELOS ESPÉCIE (Pluteus salicinus)

O QUE SEI SOBRE ELES?
eu sei que existem inúmeras espécies de cogumelos uns são venenosos e outros tem efeitos alucinógenos.
Pluteus salicinus:
é um cogumelo com efeito alucinógeno. Está espécie ao lado.


MINHAS EXPEDIÇÕES - Musgos vistos de perto ( tipo lodo)